top of page
Design sem nome (22).png

Suporte Mikrotik

Essa solução foi criada para resolver inúmeros problemas no ambiente de TI e pode ser utilizado junto com as novas tecnologias, como Cloud Computing, Big Data e IoT. Aprenda um pouco mais sobre ela!

O principal produto da Mikrotik é o RouterOS, um sistema operacional baseado em Linux que permite que uma plataforma x86 torne-se um roteador. Nesta condição, ele possui diversas funções, como Proxy, VPN, Proxy, Firewall, Hotspots, QoS, Controle de Banda, e outras. O acesso às funções varia conforme a licença adquirida.

É possível criar uma rede segura com o RouterOS, além de ter suporte de protocolos de roteamento (BGP, RIP, OSPF, MPLS etc.). Existem alguns métodos para administrar esse ambiente, como Console (CLI – linha de comando), Winbox (GUI), WEB (configuração em ambiente WEB) e Dude.

Outra função exercida pelos produtos Mikrotik é a de firewall, um dispositivo de segurança de rede responsável por monitorar todo o tráfego de entrada e saída. Ele é uma espécie de filtro que permite ou bloqueia tráfegos específicos de acordo com definição das regras internas de segurança.

Um firewall pode ser baseado em hardware ou software. O firewall baseado em hardware é um equipamento específico para o monitoramento do tráfego.

Por isso, é o modelo mais utilizado no ambiente empresarial, por ser dedicado e por não haver necessidade de compartilhar recursos com outros aplicativos. Isso faz com que ele consiga dar conta de maior demanda e aplique filtros de maneira rápida. Vejamos as principais funcionalidades:

​

  • Failover empresas que não podem ficar sem internet, contratam duas operadoras, por exemplo NET e VIVO; então o melhor link de internet deixamos como link principal e o outro como backup. Quando o link principal falhar de forma automática o fluxo de internet e direcionado para  link backup e o MikroTik envia um e-mail avisando que o link principal caiu.

  • Load Balance resumidamente, é a soma de diversos links fazendo com que  a rede divide a banda igualmente para todos digamos que temos 2 links de 50MB com Load Balance  o link ficaria 100MB de velocidade na rede. O que ele faz é dividir 50% da rede sai por um link e os outros 50% saem pelo outro. E claro se um link cair toda a rede sai normalmente por um link apenas isso é chamado de failover.

  • Controle de banda garantir que a internet seja distribuída de uma forma otimizada, com base nas operações mais importante para sua empresa, como  prioridade para site de trabalho videoconferência ,e-mail e conteúdo corporativo arquivos mais extensos, exibição de vídeos, fotos, Alguns outros fatores também precisam ser considerados, como: largura de banda, controle de acesso, priorização de tráfego, entre outros.

bottom of page